quinta-feira, 24 de abril de 2014

Um trânsito caótico...




Pessoal,

Ontem (23/04/14) a tarde (por volta das 16 horas), a Via W3 Sul (Sentido Sul), no trecho entre as quadras 712Sul e 716Sul, estava congestionada (na verdade estava extremamente caótica). Para percorrer 5 quadras (cerca de 2km) gastei 30 minutos. Agora o que mais me deixou impressionado foi o congestionamento na faixa "exclusiva" dos ônibus. Vejam a fileira de ônibus na foto.

A medida que eu ia avançando (muito lentamente) rumo a 716 Sul fui entendendo aquela situação (caótica). Para acessar o Setor Hospitalar Sul (Quadra 716 Sul), os carros particulares precisam entrar na faixa "exclusiva" dos ônibus e fazerem a conversão a direita. Ocorre que, no Setor Hospitalar Sul, o trânsito estava literalmente travado provavelmente por causa do excesso de veículos circulando e procurando vagas no insuficiente estacionamento público. Esse travamento dentro da quadra acabou refletindo no excesso de carros parados na faixa "exclusiva" dos ônibus, gerando uma fila de carros ao longo da Quadra 716 Sul e de ônibus nas demais quadras (715 Sul até 712 Sul).

Com os carros parados na faixa "exclusiva", alguns motoristas dos ônibus começaram a circular nas faixas de tráfego geral de veículos, que pelo menos andava a conta gotas. Só que as manobras dos ônibus (que são bem menos ágeis que os carros por causa de suas maiores dimensões) agravava a situação do trânsito, tornando-o ainda mais desarticulado. Havia ônibus circulando até na faixa da esquerda.

Mas a confusão não para por aí. Na Quadra 716 Sul existe uma parada de ônibus (que fica posicionada junto a faixa da direita), entretanto, na baia haviam os carros (parados) que desejavam fazer a conversão à direita e acessar (o travado) Setor Hospitalar. Lembram que falei que existiam ônibus circulando na faixa da esquerda? Pois bem... Adivinhem o que aconteceu nas proximidades dessa parada da 716 Sul.... Isso mesmo!... Passageiros atravessando de qualquer jeito a W3 Sul e embarcando nos ônibus que circulavam na faixa da esquerda. Além da insegurança, esse embarque (inadequado e desumano) ainda travou de vez a via, gerando espaços vazios a frente.

Isso tudo é um (grande) exemplo da ineficiência na circulação viária. Uma série de falhas/gargalos que acabam se agravando e gerando inúmeras consequências. Em primeiro lugar, estamos falando de uma área próxima ao Setor Hospitalar. Imaginem se houvesse uma necessidade de passagem de uma ambulância trazendo um paciente em estado grave de saúde. Em segundo lugar, essa implantação da faixa "exclusiva" de ônibus (ao menos nesse trecho) não cumpre com sua função básica de garantir exclusividade ao transporte público coletivo. Sinceramente desconheço os estudos que basearam a decisão de implantação dessa "solução" (ou pior, se essa decisão foi baseada em estudos sérios). Há ainda a carência de serviços médicos (e outras áreas) nas cidades-satélites (salvo raríssimas exceções) e entorno, forçando uma grande parcela da população a ir ao Plano Piloto.

É, meus amigos, precisamos rever muitas questões em nossa querida cidade. Bom, para isso, contem comigo! Ainda acredito que podemos ter uma Brasília que seja exemplo de cidade, com uma excelente qualidade de vida.

Um grande abraço!
Higor Guerra

2 comentários:

  1. Bom dia Higor, sabia que eu nunca tinha pensado o que poderia estar causando este congestionamento... Inúmeras vezes já me deparei com esse engarrafamento da W3 sul. Excelente matéria, e excelente dica aos responsáveis pela circulação viária. Parabéns, um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessandra! Obrigado! Agradeço seu trabalho de divulgação do nosso blog. Um abraço grande e conte comigo! Abraço forte.

    ResponderExcluir