sexta-feira, 25 de abril de 2014

Documentário Paz no Trânsito


Pessoal,

Vejam esse documentário sobre a Paz no Trânsito do Jornalista Hércules Silva e conheça a história que levou Brasília ser reconhecida como capital da faixa de pedestre. Muito bom! Interessante a maneira que foi realizada para "fazer que a Lei pegasse" na sociedade, trata-se de uma questão que vai além de fiscalizar o cumprimento da lei: criação de ambiente favorável e mudança de mentalidade.

No início da década de 1990, havia um cenário de trânsito urbano onde os veículos circulavam a altíssimas velocidades (100, 120, 140 km/h...), prática comum de rachas, altíssimo índice de acidentes (inclusive com vítimas fatais), pedestres que se ariscavam a atravessar as vias em quaisquer lugares, etc. Nesse ambiente, o conflito de interesses entre pedestres e motoristas (e entre os próprios motoristas) no espaço viário era muito acentuado, e sempre prejudicial ao pedestre.

O que fazer? Colocar os agentes de trânsito na rua e multar? Não, só isso não basta. O documentário mostra como os gestores trataram o assunto. Foram tomadas medidas como: a realização de estudo sério do ambiente urbano (pontos de acidentes, áreas de conflito, etc), pesquisas de práticas e comportamentos internacionais, campanha permanente de educação no trânsito, sinalização, fiscalização eletrônica do excesso de velocidade (que era desaprovada por parte da população e muitos políticos), envolvimento de instituições públicas e privadas e movimentos populares. O documentário mostra também a parceria entre a impressa e o governo pela Paz no Trânsito.

Essa ação conjunta mostra que é possível aplicar essas medidas governamentais em outras cidades brasileiras. Entretanto, fica o alerta que esse tipo de ação não pode ser realizada de forma pontual, mas deve ser de caráter permanente. Em determinadas áreas de Brasília, vejo um certo relaxamento à questão do respeito à faixa de pedestre, o que deve ser combatido.

Interessante também é que essa mobilização (poder público, iniciativa privada, imprensa, sociedade etc) pode ser aplicada a outras questões/áreas para que possamos ter uma cidade sustentável, acessível, democrática e humana.

Assista o documentário clicando aqui. Veja também a matéria sobre o assunto publicada no Portal Rodas da Paz.

Um forte abraço!
Higor Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário