terça-feira, 2 de julho de 2013

Solução para o trânsito de Águas Claras: + viadutos

Queridos(as),

Hoje de manhã estava me arrumando para ir ao trabalho e ouvi a notícia que Águas Claras/DF terá mais 3 viadutos a um custo de R$ 7,7 milhões. Vejam a notícia:

Eu moro em Águas Claras e conheço a realidade nos deslocamentos das pessoas daquela região (Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras etc). Águas Claras é um caso bem interessante. A cidade (inicialmente parte de Taguatinga) foi planejada e havia  um propósito de adensar a região ajudando a viabilizar a construção do Metrô-DF (perceba que a cidade foi planejada em função do metrô). Até aí tudo bem! 

O problema foi que a construção da cidade não seguiu o planejado, tendo um adensamento populacional maior que o previsto. Em vez de edifícios com 12 andares temos arranha-céus de mais de 30 pavimentos. Isso devido ao poder público ter cedido às pressões imobiliárias. As estimativas indicavam originalmente que Águas Claras teria cerca de 120.000 moradores, mas que agora a população prevista num futuro próximo chegue a quase 300.000. 

Sinceramente não sei até que ponto esse impacto foi redimensionado em termos de serviços públicos e infraestrutura, em especial os relacionados à mobilidade urbana. O fato é que existe um sério problema para os usuários de transporte individual (carros) na circulação interna de Águas Claras e no acesso à EPTG nos horários de pico.

Planejou, cedeu à pressões, permitiu executar diferente do planejado, e agora existe um caos. Precisa urgentemente de uma solução. Viadutos são a solução? Para resolver conflitos e gargalos de trânsito existem diversas medidas que podem ser adotadas: sinalizações, rotatórias (balões), semáforos, viadutos, elevados etc. Para cada problema existe uma solução. No caso dos viadutos, entendo como uma medida extrema para solucionar temporariamente o trânsito. Fique claro o seguinte: viadutos destinados unicamente ao tráfego geral de veículos estimulam cada vez mais o uso de carros o que implica, em um futuro não muito distante, em novos problemas de trânsito nas áreas adjacentes.

Agora vejamos o que a Lei da Mobilidade fala sobre o assunto:

"Art. 6o  A Política Nacional de Mobilidade Urbana é orientada pelas seguintes diretrizes:
...
II - prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado" .

Fica clara a diretriz de prioridade do transporte público coletivo sobre o individual.

Assim, devido a situação precária na circulação interna de Águas Claras e no acesso à EPTG, vejo que os viadutos como uma solução temporária devido ao caos existente. No meu entender, solução mesmo são os investimentos em sistemas de transporte público coletivo de qualidade, que de fato incentive os usuários de carros a usar o transporte público.

Gosto muito de Águas Claras e acredito ser um dos melhores lugares para se morar no DF. Só espero que não cheguemos a situação de ter que dar uma "solução" como da foto desta postagem!

Por uma mobilidade urbana melhor!

Grande abraço a todos!

Um comentário:

  1. Muito bom texto, mas faltou explicitar a solução mais eficiente, ciclovias! Águas Clara poderia facilmente virar uma cidade europeia nesse sentido. Indo um pouco além, acredito que há demanda reprimida para se deslocar até o plano via esse estilo de mobilidade.

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