quinta-feira, 11 de julho de 2013

Ônibus capota e uma pessoa morre. Mais um acidente grave nesta semana envolvendo ônibus no DF.

Pessoal,

Mais um acidente grave envolvendo ônibus do transporte coletivo em nosso DF! Recentemente havia postado a notícia sobre um ônibus que pegou fogo em Samambaia (Não viu? clique aqui). Hoje tivemos um ônibus que capotou no Eixinho L na altura da 216 Sul, deixando vários feridos e ao menos uma pessoa morta.

Segundo as matérias do Clica Brasília e do blog dos Aprovados do Bombeiros DF 2011, a provável causa do acidente foi uma poça de óleo na via. Segundo a perícia, o ônibus tinha 7 anos e apresentava freios e pneus em bom estado de conservação. Há a versão de que o motorista estaria em velocidade bem acima da permitida na via (60km/h) e que teria freado bruscamente momentos antes da poça de óleo. Há também outra versão de que o motorista estava trafegando na velocidade permitida e que perdeu o controle do ônibus quando passou pela poça. Enfim, isso a perícia irá apurar.

Trata-se de mais dor na nossa sociedade devido a um acidade de trânsito. É mais uma família que amargura a perda inesperada de uma pessoa querida. São mais famílias que terão que voltar as atenções aos seus parentes feridos. Aonde vamos parar? 

Os acidentes de trânsito podem ser oriundos de 4 tipos de falhas: falhas nas vias e sinalização viária; falha humana; falha nos veículos; e falha ocasionada por fatores externos/imprevistos. Há ainda a combinação dessas falhas, potencializando a probabilidade de ocorrência de acidentes. A falha mais comum é a falha humana.

No caso em questão, podem ter ocorrido a falha por fator externo/imprevisto (a mancha de óleo) ou um combinado entre uma possível imperícia do motorista (acima da velocidade e freado bruscamente) e a mancha de óleo.

No caso do ônibus que pegou fogo em Samambaia, aparentemente o problema foi com o veículo. Tivemos um comentário no nosso blog de uma usuária que estava no ônibus e presenciou o acidente. Segundo ela, o veículo tinha 7 usuários e uma pessoa que estava no ponto de ônibus foi que avisou sobre o fogo, no qual possibilitou um tempo hábil para todos saírem e não haver acidente.

Agora imaginem se essa pessoa que estava na parada não avisasse ou ainda se a parada estivesse vazia? O acidente poderia ter sido trágico. Infelizmente nossos ônibus não possuem um mecanismo que alertasse o motorista sobre essas anormalidades.

E o que fazer para reduzir os acidentes? Basicamente nossos governantes têm o dever de garantir/promover: 1) vias adequadas, sinalizadas, seguras e fiscalizadas; 2) veículos aptos à circulação, mediante fiscalização rigorosa, e com dispositivos de segurança; e, 3) maior conscientização dos usuários e rigor na aplicação de penalidades com aqueles que insistem em infringir o Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, temos (nós sociedade) que nos conscientizar sobre a necessidade de respeitar as leis de circulação e exigir uma postura adequada dos nossos representantes políticos sobre o assunto.

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